Novidades do Laravel 10

 O Laravel é uma framework PHP open source rica em ferramentas que ajudam os desenvolvedores a criarem aplicações web modernas e escaláveis com a linguagem PHP. Alguns dos recursos incluídos no Laravel são a ferramenta Artisan de linha de comando (que agiliza e auxilia em diversas atividades comum no desenvolvimento), autenticação nativa, o sistema de templates Blade e o padrão MVC (Model-View-Controller), além de diversos outros. Estes recursos que o Laravel nos oferece são a razão da sua facilidade de uso e sua grande popularidade dentro da comunidade de desenvolvedores PHP. Atualmente, uma nova versão do Laravel é lançada uma vez por ano, e última versão lançada, o Laravel 10, foi lançada recentemente em fevereiro, dia 14, contanto com novos recursos interessantes e melhorias relacionadas também a novos recursos da linguagem PHP.



O que há de novo na nova versão Laravel 10?

A primeira coisa a se notar quando vamos testar a nova versão do Laravel, é que agora ela requer o PHP 8.1 como versão mínima (atualmente estamos no PHP 8.2), isto porque o Laravel utiliza agora alguns recursos que estão disponíveis apenas a partir desta versão da linguagem PHP. Além desta mudança, aqui estão alguns dos novos recursos disponíveis e outras mudanças listadas pelo blog do Laravel:


Laravel Pennant

O novo Laravel Pennant é um pacote criado pela equipe do Laravel que tem o objetivo de adicionar Feature Flags aos seus projetos. As Feature Flags são recursos que permitem o desenvolvimento de novos recursos na sua aplicação de forma que você possa ter controle sobre quando estas novas funcionalidades são lançadas e pra quem, de modo que você pode realizar testes, melhorias, testes A/B, além de outras vantagens, que removem o risco de ter uma nova versão do seu projeto com recursos não muito atraentes e permitem que você também entenda o impacto da implementação de tais recursos.


Laravel Process

O Laravel Process é uma recurso que adiciona melhorias ao ato de testar e implementar processos em linha de comandos. Ele permite que criemos instâncias de processos antes de serem rodados, realizemos o tratamento da saída dos processos, execução de processos assíncronos, possui rica uma ferramenta de testes através do 'fake()' e outros recursos, que fazem com que o teste de processos se torne uma tarefa muito simples.


Declaração de tipos

Agora o Laravel vai implementar declarações de tipos nativas em todos os métodos, mas vai evitar fazer o mesmo com tipos em propriedades, que acarretaria com incompatibilidades. Assim o Laravel 10 implementa: tipos de retorno, tipos de argumentos em métodos, remoção de anotações redundantes quando possível e permite ao usuário adicionar tipos aos argumentos de closures, sempre mantendo a compatibilidade com código preexistente.


Novo helper para senhas

O Str::password é um método capaz de gerar uma senha segura e aleatória de um tamanho específico. A senha produzida por este método é uma combinação de letras, números, símbolos e espaços, sendo que, por padrão, as senhas geradas contém 32 caracteres.


Métodos descontinuados no Laravel 9

Métodos que haviam sido marcados como descontinuados no Laravel 9 agora não estão mais presentes, assim como algumas propriedades, foram removidos no Laravel 10. Isto implica que você deve ter cuidado ao tentar atualizar a versão do seu projeto, para evitar incompatibilidades e bugs. Aqui, estão alguns dos métodos removidos:


Para mais informações sobre as mudanças e novidades, fique de olho na página oficial de releases para acompanhar as novidades assim que elas se tornarem disponíveis.

Comentários