Apps Desktop Com Javascript

 O Javascript é uma linguagem que se desenvolveu e ganhou muita fama nos últimos tempos, principalmente por não ter outra linguagem padrão nos navegadores de internet para desempenhar as mesmas funções. Isso nos trouxe diversas vantagens, especialmente para os desenvolvedores web, que agora podem se aventurar em um vasto mundo de possibilidades com a mesma linguagem. Uma dessas vantagens é a possibilidade de criação de aplicações desktop ou mobile usando Javascript para construir o frontend e, possivelmente, o backend da aplicação. É sobre isso que falaremos neste post, deixando pra falar sobre apps mobile em um outro post.

Neste post, irei mostrar 3 opções incríveis para a construção de apps desktop com Javascript. Então leia com atenção!


A mais comum: ElectronJs

O Electron é uma framework open source que permite a você criar aplicativos multiplataforma de uma forma muito simples, pois é baseado em Javascript e é cross-platform, que significa que você não precisa se preocupar em recriar o mesmo aplicativo para diferentes plataformas. O ElectronJs usa a engine do Chromium para renderizar os elementos da interface, e acaba trazendo como grande vantagem as ferramentas de desenvolvedor presentes no navegador Chrome. É uma framework excelente para desenvolvedores Javascript e utiliza o NodeJs como backend. Entretanto, o fato de utilizar a engine do Chromium faz com que mesmo apps simples sejam enormes em tamanho, chegando a ter quase 80MB para um simples "hello world". Apesar disso, para aplicações mais complexas ou para quem quer mais facilidade, é uma ótima ferramenta, e é utilizada por muitos apps desktop conhecidos, como o Visual Studio Code e o Discord. Você pode ver uma lista completa de apps baseados em ElectronJs no site oficial.


Baseada em Go: Lorca

Lorca é outra ferramenta para a criação de aplicativos desktop multiplataforma bem interessante. Diferente do ElectronJs, ele não possui a engine do Chromium integrada, o que faz com que os apps feitos em Lorca sejam bem mais leves (normalmente, em torno de 5MB a 10MB), mas utiliza o Chrome instalado na sua máquina para renderizar a interface e implementar a comunicação entre o Javascript e o Go via WebSocket. Então, se você ou o usuário da sua aplicação não tiverem o o navegador Chrome instalado, ele vai pedir que você ou o usuário faça o download do navegador. O nome Lorca é um anagrama de "Carlo", uma biblioteca da Google que foi proposta com exatamente a mesma função do Lorca, porém rodando NodeJs no backend.


Baseada em Rust: Tauri

Tauri é uma framework segura e otimizada para a criação de apps multiplataforma, baseada na linguagem Rust e compatível com qualquer framework frontend. Ele permite criar aplicativos nativos super leves e rápidos, que podem ter até menos de 600Kb. Em comparação com as opções anteriores, pode ser a melhor delas, dado que os apps são mais performáticos e não dependem do Chrome ou da sua engine para funcionar, além da sua performance e leveza. Além disso, está em desenvolvimento também a possibilidade do uso de outras linguagens para o desenvolvimento, através de sua API, permitindo o uso de Go, Nim, C++ e outras, assim como o build de aplicações para dispositivos móveis. 

Comentários